sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mulher + Futebol


Texto original, aqui, escrito em 11/04/2010

Copa do mundo na África do Sul é logo ali (pois é!), e com isso, maioria das seleções/times recentemente apresentaram novo uniforme. Alguns bem legais, outros nem tanto – questão de gosto.




E é claro, lojas no mundo inteiro estarão exibindo os uniformes para nós, meros mortais, comprarmos – seja online ou por loja física. Podemos comprar.

Isso se estivermos dispostos a pagar o preço alto que custa – muito por uma camisa feita com oito garrafas pet (isso mesmo, oito garrafas de Coca Cola pelas da Nike).
Enquanto esse assunto vale a pena discutir a fundo, não é o ponto que quero fazer. É outra coisa, mas ainda assim muito importante.

Onde estão as camisas de futebol para mulheres? Tudo bem, mulheres podem usar o padrão original – masculino – por que não? O problema é, maioria de nós não gosta. Muitas mulheres gostam de usar as camisas mais apertadas – tipo babylook – então solução seria comprar tamanhos menores, ou mesmo infantil – e com isso surge outro problema, que é o desconforto. Tente usar uma camisa pequena para o seu tamanho para tê-la mais apertadinha – seu sovaco vai adorar, tenho certeza.


Mas não é só com camisas de times; são roupas de esporte no geral, como jaquetas, blusas, etc. É bem raro encontrar roupas femininas. Em se tratando de futebol, camisas infantis são fáceis de achar – e até mais baratas às vezes, mesmo vestindo de maneira inconfortável; mas jaquetas e coisas do tipo, sem chance encontrar. E fica pior quanto você mora no Brasil e torce (também) por um time europeu, como o Chelsea da Inglaterra, no meu caso.

Eu, pessoalmente, fico muito frustrada quanto encontro uma jaqueta do Chelsea bem legal, mas não posso comprar. E isso aconteceu, não apenas uma vez. Sou mulher e sou baixinha – ótima combinação pra gostar de futebol, né? – então fica difícil. O modelo ‘original’ não me serve, mesmo sendo P. Se houvesse uma versão feminina, automaticamente a jaqueta seria menor. E ah, também não tem modelo infantil.
Dito isso, se eu eventualmente encontrar uma fake, tamanho menor, eu compro – e ainda vou economizar alguns reais. No entanto, eu prefiro ter uma original, pois sendo adidas, as três listrinhas a faz especial. (Fazem! Tá bom?)

Ainda, não é só com clubes estrangeiros que este problema ocorre. Eu torço para o Corinthians, e as únicas coisas femininas que eu achei são fake. Ouvi que a loja do Corinthians em São Paulo tem uma seção feminina, o que é ótimo, e uma grande melhora. Mas não totalmente para mim. Eu moro em outro estado, onde não há lojas oficiais do Corinthians, e lojas de esportes não têm essa opção. Beleza, coisa ou outra pode se achar com sorte, mas isso é exceção, e não regra, infelizmente.

Então ei, vocês do ramo de roupas de esportes, pensem nas mulheres! – e nas mulheres baixinhas também.

...Ah, claro... esqueci. Por que se importar se mulheres não sabem nada de futebol, hein?

Humm, talvez porque elas saibam. Talvez porque elas torçam pra times de futebol, e celebrem isso. Talvez porque elas querem torcer usando uma camisa do seu time!

Suponho que não seja diferente a torcida de meninas e meninos. Certo que, sempre haverá o comentário de que meninas apenas se interessam por futebol pelos jogadores e suas coxas, torso... corpo! E eu questiono a palavra ‘apenas’.

Resumindo: vamos imaginar um fã de tênis. Ele (ou você, se for um ser do sexo masculino lendo isso) achará Sharapova feia por se importar apenas com o esporte? É, acho que não. E mesmo vale para meninas – maioria de nós está nessa pelo futebol. Por gostar de como é jogado, pela habilidade de um jogador, o estilo de um time, a paixão em campo. E porque sim, nós sabemos a regra de impedimento, muito obrigada.

Tá bom, vamos ser justos aqui. Se estamos vendo futebol, não somos cegas; não podemos dizer que Cristiano Ronaldo, David Beckham, Michael Ballack, são horrorosos, podemos? Pois é.

E para constar, o Chelsea FC tem um tipo de comunidade para as torcedoras aqui no Brasil; nada oficial, mas ainda assim confirma o quão longe essa relação de mulher e futebol vai. (Torcida Feminina do Chelsea ou simplesmente TFC – OrkutForum).

Então eu sugiro para Nike, Adidas, Umbro, etc, a começarem a se preocupar mais com as mulheres. E também, pela questão de marketing, é bom para eles. Permitam que as mulheres comprem camisas de futebol, jaquetas, blusas, etc de times, e elas comprarão.

Cheers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário